Por que fazer um podcast jurídico?

03/06/2022

O universo jurídico está cada vez mais sintonizado na era digital, afinal de contas, é fundamental estar sempre bem informado. Por isso, os podcasts jurídicos estão ganhando espaço e dando visibilidade para pautas importantes à sociedade.

O que é um podcast jurídico e para o que ele serve?

O podcast jurídico tem por finalidade apresentar um conteúdo relacionado ao setor. É um programa gravado geralmente por especialistas no direito e transmitido em plataformas de áudio ou vídeo, que fica disponível por tempo ilimitado. Seu intuito é fomentar o debate e discutir o assunto com mais detalhes e aprofundamento, ajudando a esclarecer dúvidas e a garantir mais conhecimento aos espectadores.

O podcast tem sido muito utilizado para a produção de conteúdo de qualidade, ou seja, direcionado a um público selecionado que tem interesse pelo assunto ou pelo segmento em si. É uma poderosa ferramenta adotada com sucesso no marketing digital jurídico para alavancar oportunidades e atrair mais público.

Se bem estruturado, ele serve também para aumentar sua exposição e audiência junto às pessoas, tornando-se viral e relevante no dia a dia de seus ouvintes. Entretanto, é sempre fundamental consultar especialistas na área de comunicação para não ferir ou desrespeitar quaisquer normas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Por ter a possibilidade de se usar formatos mais dinâmicos, com áudio e vídeo, os podcasts estão se tornando meios mais atrativos e que otimizam o tempo de seus ouvintes, já que eles podem ouvi-los via streaming em plataformas de áudio na internet.

Por isso, é fundamental criar uma programação para que os espectadores aguardem os próximos capítulos. Esse trabalho deve ficar a cargo da equipe de marketing que deverá direcionar os temas em alta para elaborar as entrevistas, bem como reunir os convidados para participarem do podcast. 

Por ser uma ferramenta recente no meio jurídico muitos advogados desconhecem o poder que ela pode exercer para atrair até novos clientes, por exemplo, uma vez que com a frequência e a audiência gerada você se torna referência no mercado e fica à frente dos demais escritórios de advocacia.

Um podcast pode abrir portas para novos mercados e oportunidades, já que em razão das limitações sobre a divulgação do trabalho por causa das limitações da OAB, ele é uma estratégia que permite atingir e impactar um grande público, por meio do compartilhamento que ajuda a aumentar o alcance e o ranqueamento em sites de busca.

E o melhor de tudo: o investimento para sua criação e manutenção é baixo, pois requer pouco espaço e aparelhos para a produção dos conteúdos. Sua forma de envio é simples, basta ter uma conta nessas plataformas de áudio para compartilhar o material, sem necessitar de edições elaboradas que aumentariam significativamente seu custo final, como vídeos, por exemplo. 

É importante destacar que os profissionais da área jurídica passam boa parte do seu tempo trabalhando, estudando processos ou aperfeiçoando seus conhecimentos por meio de cursos ou especializações. O podcast preenche essa lacuna por ser um conteúdo gravado e que tem formatos mais curtos que podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar.

Ou seja, vale a pena investir nesta ferramenta que pode gerar um leque de possibilidades para o seu escritório de advocacia. Após reunir essas dicas, lembre-se de criar conteúdos que sejam fáceis de compreender e que você também domine sobre o assunto para dar credibilidade às informações publicadas. 

O podcast é uma excelente opção para quem tem didática e é apaixonado por debater temas que vão ajudar a elucidar dúvidas e facilitar o dia a dia de pessoas em qualquer canto do planeta. 

Para continuar por dentro desse ou de outros assuntos, acompanhe o nosso blog e siga nossas redes sociais.

Facebook: www.facebook.com/legaleweb/

Instagram: www.instagram.com/legaleweb/

Se desejar mais informações sobre o Legale Web, fale com nosso time comercial.

Para mais informações:

? WhatsApp: http://bit.ly/legaleweb

? Acesse: https://www.legaleweb.com.br/

Legale ® 2024 Todos os direitos reservados – Política de Privacidade
Rolar para cima