Gestão de Contratos: por que é importante realizá-la?

15/10/2021

Garantir que todos os procedimentos e etapas relacionados ao fluxo de trabalho de um contrato é, sem dúvida, uma tarefa extremamente complexa. Entretanto, a gestão de contratos é essencial para assegurar o desempenho financeiro e operacional de um escritório de advocacia, resultando em um incremento significativo no faturamento, desde que se faça uma gestão inteligente e auxiliada pela tecnologia, como softwares jurídicos, por exemplo.

Afinal de contas, o que é gestão de contratos?

A gestão de contratos é todo o trabalho realizado para acompanhar as contratações, ou seja, desde o início das negociações até seu encerramento. Para isso, o gerenciamento de contratos visa controlar de forma minuciosa todas as etapas, que são listadas nesta ordem: formação, cumprimento e o encerramento das obrigações firmadas entre as partes.

Uma boa gestão permite à empresa que ela tenha uma grande economia de tempo e de dinheiro. Além disso, certificar-se de que os compromissos estejam em conformidade impede que contratos e receitas importantes sejam perdidos.

Quais são as atribuições do gestor de contratos?

Um escritório de advocacia que trabalha de forma inteligente a gestão de contratos tem um diferencial competitivo, proporcionando maior agilidade e informações seguras que permitem conquistar a confiança de clientes novos e antigos, favorecendo os negócios. 

Para isso, é fundamental contar com um gestor atento aos procedimentos e detalhes, para que nenhum detalhe escape durante as contratações, evitando falhas e aprimorando cada vez mais a gestão dos contratos.

Saiba as 4 etapas que compõem esse fluxo do processo de contratos. 

1) A fase pré-contratual ou negociação;

2) A contratação;

3) O cumprimento do contrato ou execução;

4) O encerramento ou renegociação.

Um advogado que está familiarizado com esse fluxo consegue administrar e saber em qual momento modificar ou ajustar seu planejamento de negócios, bem como renegociar obrigações e avalia sobre a continuidade de negócios. Entre os itens que permitem ter esse olhar apurado para detectar tais situações, destacamos:

  • Dedicar uma atenção especial à redação;
  • Fazer a revisão constante das minutas;
  • Garantir o controle os prazos;
  • Investir em contratos eletrônicos.

Atualmente, a gestão de contratos eletrônicos é mais simples e segura do que se imagina, uma vez que eles são considerados autênticos, além de evitar problemas com o arquivamento de papéis, entre outros fatores, como a degradação ou desaparecimento, por exemplo

Por que devo fazer a automação na gestão de contratos?

É cada vez mais comum o uso da inteligência artificial no mundo dos negócios e a gestão de contratos é uma área que só tem a ganhar com isso. Essa tecnologia está presente em todos os tipos de negócios e cenários, podendo ser personalizada de acordo com as necessidades de cada escritório.

Ao utilizar esse método de automação, o seu time ganha tempo para se dedicar em tarefas com maior valor agregado, garantindo mais lucratividade para o seu negócio. Além disso, reduz o risco de eventuais erros de digitação ao escrever ou ao revisar os contratos diversas vezes. Graças a essa ferramenta o trabalho é feito de forma mais ágil e segura. 

Descubra as vantagens ao usar a automação na gestão de contratos.

  • Realiza a elaboração automática de contratos repetitivos, seguindo todas as instruções programadas;
  • Permite incluir de variações negociadas entre as partes na minuta do acordo, com acompanhamento das alterações efetuadas;
  • Garante a implementação de tecnologias para contratos em vias dedicados aos ambientes virtuais;
  • Permite a utilização de tecnologias de segurança, como blockchain e assinatura digital;
  • Faz a sincronização do sistema de gestão de contratos por meio de informações externas para elaborar relatórios inteligentes.

Sem dúvidas, a automação veio para ficar e o Legale Web é uma ferramenta que pode contribuir e muito com seu escritório de advocacia, tornando-o mais eficiente. Tudo isso, graças à implantação de funcionalidades que melhoram a produtividade e tornam a rotina do advogado mais versátil durante sua jornada.

Para saber mais informações sobre o Legale Web, entre em contato conosco.

? WhatsApp: http://bit.ly/legaleweb

? Acesse: https://www.legaleweb.com.br/

Legale ® 2024 Todos os direitos reservados – Política de Privacidade
Rolar para cima