Entenda A Importância Da Gestão De Dados Neste Processo.

25/02/2022

A informação é a base de tudo em nossas vidas, principalmente no mundo corporativo, já que ela determina a tomada de decisões que vão nortear as estratégias e os futuros investimentos da organização. Esse recurso tão valioso merece uma atenção especial na gestão dos dados, garantindo que todos tenham um acesso seguro a eles, além de evitar o vazamento de conteúdos sigilosos que podem comprometer o trabalho de toda a companhia.

O que é gestão de dados?

A gestão de dados é uma área vital nos dias atuais, tendo em vista que ela ajuda a gerenciar e a proteger as informações que transitam tanto internamente como externamente nas empresas.

Esses dados têm um valor incalculável para os gestores e líderes, uma vez que é por meio deles que decisões importantes são tomadas, podendo impactar nos resultados e até mesmo na sobrevivência do negócio.

E, para cuidar de algo tão valioso, profissionais especializados atuam com inteligência, metodologias, processos e ferramentas avançadas, visando otimizar suas tarefas do dia a dia.

Mas, por que a gestão de dados é uma etapa na transformação digital?

Com novas tecnologias disponíveis, a necessidade de se adequar às atualizações é ainda maior, não é mesmo? O processo de transição do analógico para o digital tem sido rápido na maioria das organizações e esse processo de digitalização torna cada vez mais importante a proteção e a segurança dos dados, especialmente após a criação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que foi aprovada em agosto de 2018 e entrou em vigência em agosto de 2020.

Além desse aspecto, deve-se levar em conta que armazenar dados sem que haja a necessidade significa despesas, o que vai contra o que o mercado exige que é a praticidade o controle de gastos supérfluos em outros departamentos, além de tornar o trabalho menos produtivo.

Com base nesses pilares, é mais fácil entender por que a gestão de dados não pode ficar de fora do planejamento das empresas que estão iniciando ou que pretendem expandir sua transformação digital, a fim de melhorar seus recursos humanos, tecnológicos e operacionais. 

Ter disciplina é estar um passo à frente para o seu negócio e a tecnologia pode ser uma grande aliada nesta fase, não é mesmo?

Estar atento às informações ajuda a simplificar a rotina e a organizar melhor as tarefas, evitando erros humanos e a falta de integração entre as equipes. Mas antes de tudo, é sempre importante estabelecer critérios para a gestão de dados, como:

1) Escolher e delegar quem cuidará das informações;

2) Analisar a situação atual antes de dar os próximos passos;

3) Elaborar uma estratégia eficaz;

4) Tirar o máximo proveito dos dados coletados;

5) Por fim, acompanhar e mensurar os resultados alcançados;

E aí, viu só como é importante a gestão de dados para alavancar oportunidades em seus negócios e ter mais controle sobre as informações que transitam desse ecossistema corporativo para alinhar suas estratégias aos seus objetivos? Com o Legale Web, o seu escritório e sua equipe têm um poderoso aliado para realizar a gestão de dados.

Quer saber mais? Fale com nossos consultores.

? WhatsApp: http://bit.ly/legaleweb

? Acesse: https://www.legaleweb.com.br/

Legale ® 2024 Todos os direitos reservados – Política de Privacidade
Rolar para cima