Descubra Como Estruturar Seu Compliance.

17/02/2022

O termo compliance tem sido frequentemente usado hoje em dia, tendo em vista que a tecnologia e a disputa de mercado entre as empresas é cada vez maior. Por isso, é essencial que as organizações saibam como distinguir riscos para que possam obter vantagens competitivas e se manterem vivas, não é mesmo?

Afinal de contas, o que é compliance?

De forma mais resumida, o termo compliance está relacionado à conformidade corporativa, ou seja, é um processo que visa garantir à empresa e seus colaboradores que cumpram leis, regulamentos, práticas éticas e padrões que vão nortear os rumos de toda a organização.

O cumprimento desses requisitos engloba tanto políticas e regras internas da instituição, bem como as externas, que podem atender às legislações municipais, estaduais e federais. Todo esse esforço tem como objetivo evitar o descumprimento de regras que podem gerar multas e ações judiciais, por exemplo.

As empresas que incorporam essa metodologia tendem a ser mais competitivas e criam ambientes mais organizados para todos os colaboradores, em que há uma sinergia para obedecer às obrigações legais. 

E qual a importância de se criar um programa de compliance em sua empresa?

Um dos principais aspectos de se implementar uma gestão que atenda aos requisitos legais em relação às legislações e regulamentos, tanto internos como externos, para otimizar o gerenciamento dos negócios, dos colaboradores e, por último e não menos importante, a relação com os consumidores. 

Em suma, a importância se dá em desenvolver habilidades para aumentar a consciência para tornar a empresa mais dinâmica e eficiente, cumprindo as regulamentações como parte de seu DNA, incorporando soluções mais rápidas, a fim de evitar falhas em seus processos e manter o mercado livre de ações desleais. 

Entre os principais benefícios de criar uma área de compliance em sua empresa, podemos destacar:

  • diminui a exposição de seus colaboradores às responsabilidades criminais ou civis;
  • ajuda a identificar áreas em que estão em risco de descumprir a legislação, fornecendo uma notificação para que a correção desses times ocorra imediatamente, evitando possíveis irregulares;
  • auxilia na construção de uma imagem e conduta ética, melhorando sua reputação junto ao mercado, bem como colaboradores e fornecedores;
  • cria uma avaliação crítica por parte dos colaboradores para poder identificar e denunciar possíveis irregularidades e condutas desleais de concorrentes, fornecedores e clientes;
  • reduz o risco de ser enquadrado e sofrer sanções legais, como multas ou penalidades.

Antes de estruturar o compliance de sua empresa, é preciso levar em conta alguns aspectos importantes que vão ajudar na tomada de decisões para acertar nos objetivos da organização.

Confira as dicas a seguir:

  • Centralize e monitore os processos internos;
  • Estabeleça um código de ética e conduta;
  • Determine riscos: conheça quem ou o que estará sujeito a auditorias;
  • Estabeleça frequências de auditoria baseadas no perfil de risco;
  • Fortaleça a comunicação interna;
  • Identifique as obrigações legais e as traduza em requisitos específicos de conformidade;
  • Mantenha bons exemplos, especialmente dos superiores.

Todos esses cuidados são fundamentais hoje em dia, especialmente no mundo dos negócios, uma vez que as organizações enxergam oportunidades para o aprimoramento e o crescimento graças à adaptação do compliance às suas necessidades.

Realizar essa estruturação permite a detecção rápida de uma conduta imprópria que pode acarretar penalidades e ferir a reputação que a organização frente a pessoas e empresas. Além disso, esse processo resultará em maior eficiência organizacional, competência técnica e, claro, elevar o faturamento.  

Entretanto, para que o programa de compliance funcione bem, é preciso incorporar o comportamento às ações, porque qualquer procedimento que sinalize como ilegal ou imoral faz desabar a reputação da empresa, independente do seu porte ou localização geográfica.

É importante que toda a estratégia e planejamento da empresa conversem entre si e que faça parte dessa cultura interna, a fim de se beneficiar por operar com ética, segurança e transparência ao mercado.

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