Descubra Como Estruturar a Área de Legal Operations em Sua Empresa.

15/03/2022

A tecnologia tem conquistado cada vez mais adeptos, inclusive nos departamentos jurídicos, já que as soluções oferecidas apresentam resultados mais expressivos no dia a dia dentro das empresas. Por essa razão que o Legal Operations tem se destacado dentro das operações jurídicas, tendo em vista que ele cuida das demandas operacionais que estão ligadas diretamente ao sucesso ou fracasso do negócio.

Para você se aprofundar neste assunto, continue lendo este conteúdo para entender melhor sobre como tirar proveito com essa tecnologia que vai ganhar ainda mais mercado nos próximos anos.

Legal Operations: você sabe o que é isso?

Legal Operations engloba um conjunto de tarefas operacionais que são vitais para um departamento jurídico ou escritório de advocacia, excluindo atividades que tenham cunho legal ou jurídico. Ou seja, suas principais atribuições estão associadas à prática jurídica e à entrega de trabalhos com elevada qualidade.

O Legal Operations ou Legal Ops surgiu no exterior e vem ganhando cada vez mais espaço em nosso país. Em síntese, ele visa otimizar as operações jurídicas por meio de 12 competências consideradas fundamentais. São elas:

  • Gestão financeira;
  • Gestão de firmas e fornecedores;
  • Tecnologia;
  • Operações práticas;
  • Gerenciamento de projetos e programas;
  • Governança de informação;
  • Planejamento estratégico;
  • Modelos de entrega de serviço;
  • Gestão do conhecimento;
  • Business Intelligence;
  • Otimização e saúde da organização;
  • Treinamento e desenvolvimento.

E quais são as vantagens em adotar o Legal Operations?

Ao optar pela adoção do Legal Operations, além de contribuir com a otimização do trabalho e aumento da produtividade, você estará modernizando os seus processos, sendo possível atender os clientes com mais qualidade e agilidade.

O departamento de Legal Operations é orquestrado pelo CLOO (Chief Legal Operations Officer), o qual cuidará da gestão e necessita de habilidade multidisciplinar para focar no core business e na expansão dos negócios, atuando com precisão e liderança estratégica entre os demais departamentos.

Razões que devem ser levadas em conta para utilizar o Legal Operations.

Assertividade e alta performance: tantos escritórios de advocacia como departamentos jurídicos devem ter como prioridades o aumento da produtividade e da eficiência, especialmente com um mercado cada vez mais acirrado e competitivo, não é mesmo? E utilizar novos recursos tecnológicos é abrir caminho para novas experiências com resultados mais assertivos, garantindo a otimização do tempo nas tarefas, proporcionando mais agilidade e eficiência às equipes devido à automatização de serviços.

Escalabilidade: ao tornar os processos mais ágeis é possível realizar a escala do volume de serviços jurídicos prestados com o apoio do Legal Operations. Ou seja, graças ao uso da ferramenta é possível resolver mais tarefas, o que permite atender mais clientes, permitindo ampliar e impactar significativamente a carteira de clientes, sem que ocorram alterações nas demandas e nem na qualidade dos serviços ofertados.

Redução de custos: por ser mais eficiente e diminuir o tempo para a realização das operações, o retorno financeiro é facilmente percebido, já que são necessárias menos horas trabalhadas para atingir os mesmos objetivos. Com isso, a tecnologia se mostra uma grande aliada para seu fluxo de caixa, reduzindo despesas e melhorando ainda mais o faturamento em períodos medidos a médio e longo prazo.

É importante manter o seu escritório sempre atualizado e garantir à sua equipe essas inovações, porque são elas que farão seus resultados saltarem tanto em qualidade quanto em rentabilidade. Conheça o Legale Web e dê um upgrade tecnológico na organização de seu escritório.

Fale com o nosso time comercial.

Para mais informações, entre em contato.

? WhatsApp: http://bit.ly/legaleweb

? Acesse: https://www.legaleweb.com.br/

Legale ® 2024 Todos os direitos reservados – Política de Privacidade
Rolar para cima