Confira 5 tendências do mercado jurídico.

05/04/2022

Todo profissional do mercado jurídico precisa ficar atento às tendências tecnológicas que estão sendo inseridas para garantir melhores resultados em seu escritório. As principais finalidades desses recursos são otimizar os processos, aumentar a produtividade e melhorar seu fluxo de caixa.

Muitos desses recursos ganharam força durante a pandemia, já que muitos profissionais tiveram a necessidade de trabalhar remotamente para cumprir suas demandas, acelerando o processo de transformação digital dentro do universo jurídico.

Esse processo de digitalização tem contribuído com as atividades dos escritórios, especialmente por garantir mais segurança e fácil acesso às informações, além de outras inúmeras melhorias que essas tecnologias proporcionam. 

Agora, conheça 5 dessas tecnologias que estão em alta e vão proporcionar mais agilidade em sua jornada.

1) Digitalização

Era comum até o final dos anos 1990 digitar documentos em máquinas de datilografar e, em seguida, armazená-los em pastas em armários enormes, não é mesmo? Mas graças à digitalização, essa tarefa ficou obsoleta e hoje existem ferramentas que digitalizam centenas de documentos em poucos minutos. Esse avanço permitiu um ganho enorme de tempo, já que é mais fácil localizar os documentos em pastas. Além disso, o uso de smartphones também proporcionou um salto no uso dessa tecnologia, auxiliando ainda mais no dia a dia de quem atua no setor jurídico, uma vez que documentos podem ser enviados, recebidos ou consultados com maior facilidade.

2) Comunicação digital

Quem não é visto no mundo virtual não é lembrado. Essa é a regra que reforça o quanto é importante para um advogado estar inserido nesse universo cibernético que está presente em todas as esferas da sociedade e, claro, o mundo jurídico não ficaria de fora, especialmente após a expansão das redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp, por exemplo. Com o uso dessas ferramentas, os advogados conseguem suprir a facilidade para entrar em contato com seus clientes, ajudando a solucionar dúvidas ou receber documentos. Isso trouxe mais proximidade e agilidade, além de reduzir despesas e ajudar a expandir sua rede de network, já que esse relacionamento virtual com seus seguidores e fãs ajuda a criar parcerias e fomentar mais serviços do seu escritório. 

3) Marketing jurídico

Apesar de certas restrições e exigências da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em relação ao uso do marketing no meio jurídico, é possível atuar em redes sociais e criar canais que ajudam a tirar dúvidas e manter um contato mais próximo com os clientes, oferecendo um conteúdo que o atraia. Vale lembrar que a comunicação no âmbito jurídico é cheia de critérios e devem atender às exigências estabelecidas para não ferir o código de ética e de conduta. Porém, é um importante aliado para aumentar o alcance e o conhecimento das pessoas sobre o seu escritório.

4) Automação para escritórios de advocacia

Desde a revolução industrial, a sociedade tem evoluído para entregar mais trabalho no menor espaço de tempo possível. E isso também pode ser visto nos escritórios de advocacia, já que a automação é vista cada vez com mais frequência nesses locais. Esse processo elimina ações repetitivas, gera menor custo com contratação de pessoal e folha de pagamento, organiza e otimiza as tarefas dos colaboradores, facilita o contato com o cliente, gerando maior satisfação. O uso desse recurso visa garantir maior lucratividade, aumento na entrega dos trabalhos e aproveitamento do tempo para os estudos e até mesmo descanso.

5) Software jurídico moderno para gestão de escritórios

O quinto e último item é o coração do escritório nos dias atuais, pois a gestão do escritório torna-se mais eficaz com o uso de um software jurídico, como o Legale Web. Ele permite uma série de benefícios para o seu escritório, auxiliando na realização de tarefas cotidianas com mais agilidade, além da interação com outras áreas, como financeiro, marketing e demais operações pontuais. Os softwares jurídicos atuam com maior eficiência em parceria com GED, CRM, (B.I) Business Intelligence.

Diante de tantas tecnologias inseridas no mundo jurídico nas últimas décadas, você acredita que seu escritório esteja totalmente preparado para o mercado? Independente da sua resposta, entre em contato com o nosso time, pois ele está preparado para deixar seu escritório em dia.

Quer saber mais? Fale com nossa equipe.

? WhatsApp: http://bit.ly/legaleweb

? Acesse: https://www.legaleweb.com.br/

Legale ® 2024 Todos os direitos reservados – Política de Privacidade
Rolar para cima