A Importância das Calculadora de Prazos Processuais.

15/10/2021

Toda atividade demanda tempo e como diz o velho ditado: “tempo é dinheiro”, especialmente no mundo dos negócios e, claro, a advocacia não foge à regra. Por isso, é importante estar sempre atento aos prazos para entregar o trabalho na data correta e evitar multas, além da perda de processos e de clientes, por exemplo.

Como os cálculos de prazos processuais interferem na advocacia?

É impossível ficar isento aos prazos, tendo em vista que o direito atua em diversas áreas, como o civil, penal, trabalhista e processual, o que pode comprometer e dificultar a contagem correta, uma vez que diferem na contagem em dias úteis e corridos.

Porém, é importante frisar que existem ferramentas precisas que auxiliam no cálculo, tornando a rotina do seu escritório mais segura e livre de eventuais. A perda de prazos é algo que desencadeia uma série de complicações que certamente atingirão o fluxo de caixa, com a perda de faturamento. 

Além disso, tal situação gera uma repercussão negativa do profissional e da empresa, podendo gerar até processos por danos gerados aos clientes. Portanto, dedicar atenção ao cálculo de prazos processuais é algo vital para a gestão, fidelização de clientes e aumento do faturamento. Deve-se observar situações comuns, como dias úteis e dias corridos, que possuem relações diferentes entre o Direito Penal e o Direito Civil. 

Vale destacar que o novo CPC por meio do art. 219, instituiu que os prazos em dia serão computados em dias úteis. Com isso, feriados e fins de semana foram excluídos. Porém, a regra do art. 798 do CPP deixa bem claro ao definir que os prazos processuais são contínuos e irrefutáveis, ou seja, não sofrem interferências por férias, domingos ou feriados.

Saiba como fazer seus cálculos de forma rápida e fácil. 

Há algumas plataformas que disponibilizam gratuitamente calculadoras que ajudam você a fazer os cálculos com precisão. 

  • A primeira coisa a se fazer é definir qual será o tipo de cálculo a ser realizado;
  • Em seguida, se são dias úteis ou corridos; 
  • Após esse processo, insira a data inicial e o prazo em dias;
  • Lembre-se de apontar os feriados e dias não úteis; 
  • Depois é só prosseguir para ter seu prazo calculado automaticamente. 

Seja no Direito Civil, seja no Penal, fazer a contagem dos prazos é crucial para que seus processos sejam entregues nas datas corretas e também permite uma melhora significativa de tempo na sua rotina, permitindo realizar outras tarefas.  

Uma plataforma para que você utilize gratuitamente é esta do link a seguir: https://notejuri.com/calculadora-de-prazos/

Fique por dentro de todas as novidades que estão disponíveis para o setor de advocacia conosco. Conheça o Legale Web, o melhor software jurídico para o seu escritório e esteja sempre à frente dos recursos tecnológicos.

? WhatsApp: http://bit.ly/legaleweb 

? Site: https://www.legaleweb.com.br/

Legale ® 2024 Todos os direitos reservados – Política de Privacidade
Rolar para cima